quarta-feira, 8 de maio de 2013

o véu: do sagrado e do profano

o véu era rendilhado, matizado em diáfano preto carregado de flores douradas. envolvia-a de mistérios, assim o colocava sobre os cabelos e passava a porta da igreja. cheirava por isso a sagrado e a profano porque pleno de equívocos (aquelas sombras de luz que a nave projectava e o altar reflectia em mirabolante epifania).
Benedita adorava ficar à beira da mãe no banco corrido da nave. olhava-a de esguelha e via-a princesasanta, devota na oração, épica nos cânticos ao Senhor. envolta na luz de sombras apagava o mundo à volta e por momentos eram só elas, Benedita e sua mãe, e as sombras profanas raiadas da sacrossanta luz do altar.
Ai! que lhe lampejava o olho pela cobiça da mantilha da mãe. queria-a só por um bocadinho, um poucochinho de tempo e embeber-se naqueles mistérios da luz e sombra, ser princesa e santa, ser mulher menina. A mãe achava que era a mantilha de tule branco, com um rendilhado de bolinhas a que lhe ficava bem, porque era menina e às meninas ficava bem a alvura da inocência.
Um dia os padres disseram que já não era preciso ter os cabelos cobertos pelos véus e a mãe começou a deixar a mantilha em casa. a luz de sombras da igreja mudou, os mistérios esconderam-se atrás das colunas e do altar dourado.os cabelos desnudos da mãe pareciam-lhe um pecado porque então podia desejar a sério o véu dos mistérios.
Curiosamente a mãe emprestou-lhe o véu para ela brincar, quando um dia o descobriu no fundo de uma gaveta e o colocou sobre a cabeça. Ainda tinha o peso dos equívocos mas faltava-lhe a leveza dos mistérios. emocionada, aplicava a mantilha bem ajustada sobre os cabelitos curtos e com a mão atirava uma melena de véu para o alto. E assim errou, em brincadeiras de meninice com a convicção de ter um longo e belo cabelo.
O véu voltou ao fundo de uma gaveta, permanece-lhe o cheiro do sagrado e do profano, e os equívocos de sombra e luz.

2 comentários:

  1. Gostei muito dos textos e do blog. Escreve muito bem.

    ResponderEliminar
  2. obrigada pelo comentário Gabee. é assim uma aventura de aprender as palavras e gosto que goste.

    ResponderEliminar