terça-feira, 31 de maio de 2011

um pedacinho de manhã

era uma daquelas manhãs em que a névoa decidia fazer-nos companhia e nos acariciava o rosto, deixando um leve véu de humidade que acordava o sono que teimava ainda em seguir-nos até à escola. Os pescoços aninhavam-se, pelos colarinhos, golas ou decotes, encaixando-se nos ombros, procurando manter ainda aquele morno quente dos cobertores mais ou menos ralos, mais ou menos serapilhados ou fofos a que cada um de nós tinha direito. Um, de vez em quando, abanar e reaconchegar de cabeça, revelava o pequeno incómodo de umas "gotas" de névoa terem penetrado para aquele refúgio quente e provocado o arrepio despertador de um suspiro do "lá tem que ser". E estava frio, e as bochechas e os narizes revelavam um colorido que decididamente contaminava o cinzento da manhã, apesar dos passos sonolentos de pés atamancados. Aqui e ali evolavam bafos quentes a substituir aquecedores, inexistentes, e a dar movimento a uns dedos que não estavam preparados para pegar na lousa e no giz, que a sacola de serapilheira protegia. Aqui e ali, esfregavam-se os joelhos, gelados, que a calçoneta não tapava. E, estava frio, e a humidade teimava naquelas carícias de um misto prazer desprazer, tornando ainda mais untuosos, mas também mais frescos,os cabelos que se lavavam pouco em casa. E os ombros mais encolhidos, para nos guardar o ainda quente da cama e da preguiça.
O pátio era pelado, de uma cor de terra amarela esmaecida, rodeado de parreiras altas que no verão albergavam uns bons cachos a que se desejava deitar a mão. A neblina escorregava por ali, quase escondendo a escada que levava à escola, uma sala pequena, com duas fiadas de carteiras e a secretária da professora, emoldurada pelo quadro preto e os mapas de Portugal e das colónias. Mais acima os retratos dos "presidentes" eram só presenças, menos presentes que o crucifixo que os encimava.
E, estava frio. Os tamancos iam soando pelo bater de aquecer os pés, que continuavam frios, e os corpos encostando na escada e na parede esperando a professora para o primeiro dia de escola.

Sem comentários:

Enviar um comentário